Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em arial, espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Revista REVOLUA é uma publicação trimestral, de acesso aberto e bilíngue, vinculado à Marques Consultoria Cursos, em circulação desde 2022, que tem por finalidade divulgar trabalhos científicos relacionados às áreas das ciências da saúde e educação com abordagens multiprofissional e interdisciplinar.

Utilizamos os "Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publication" (the Vancouver style) elaborado pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) Todos os artigos devem seguir esses requisitos.

Os artigos devem ser inéditos e destinar-se exclusivamente a Revista REVOLUA, não sendo permitida sua apresentação a outra revista de forma concomitante. Ademais, destaca-se que as informações e(ou) opiniões presentes nos artigos, bem como a procedência das citações, são de única responsabilidade do(s) autor(es).

Conflitos de interesses devem ser reconhecidos e mencionados pelo(s) autor(es) durante o processo de submissão do artigo. Quando presentes, serão descritos no manuscrito publicado.

 

Política Anti-Plágio

A Revista REVOLUA possui política antiplágio consistente e sistematizada. Após o recebimento do manuscrito, o mesmo é avaliado quanto à presença de plágio por meio do software iThenticate. Se o mesmo estiver livre de plágio, o mesmo será encaminhado aos pareceristas para avaliação.

Envio e avaliação dos Artigos por pares

Os artigos devem ser encaminhados pela plataforma da Revista REVOLUA com o texto integral no formato word sem as autorias. Os demais itens deverão ser anexados como documentos suplementares/

Como documento suplementar, deverá ser submetida Declaração de Responsabilidade Pública e Transferência de Direitos Autorais, assinada por todos os autores e digitalizada em jpeg ou pdf. Na submissão de pesquisas com dados primários e(ou) dados secundários envolvendo seres humanos, é obrigatória a inclusão de documento, com o número de protocolo de aprovação do Comitê de ética em pesquisa(CEP), de que todos os procedimentos éticos exigidos pela Resolução CNS 466/2012 foram cumpridos e aprovados. Para os ensaios clínicos, o número do registro da pesquisa obtido na plataforma online do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) deverá ser descrito no texto.

A revista REVOLUA possui um Conselho Editorial composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros com expressiva produção científica na área do conhecimento sob foco da revista. O processo de avaliação tem início com a verificação do manuscrito quanto à sua conformidade com as normas de publicação. Se aprovado, ele será encaminhado a pelo menos dois Consultores AdHoc escolhidos dentro da especialidade do artigo.  Utiliza-se a avaliação por pares e baseada nas regras de "blind review" (avaliação científica sem identificação de autores e/ou revisores). Se houver discrepância nos pareceres, um terceiro Consultor, será solicitado para a emissão de um novo parecer. Para editores e membros do conselho editorial, são permitidos até duas publicações por número em co-autoria com outros pesquisadores e estudantes. Nesses casos, a avaliação ocorre mediante a avaliação de três parecistas(sob o sistema blind-review), com aprovação do manuscrito em pelo menos dois dos três pareceres.

Após avaliação dos artigos, os mesmos poderão ser classificados em: a) aceito sem alterações: o artigo será encaminhado para a etapa de edição, leitura de provas e publicação no número designado; b) aceito com alterações: será encaminhado ao(s) autor(es) com as solicitações de ajuste por e-mail. Após ajustes, o mesmo deverá ser reenviado à Revista REVOLUA, acompanhado de carta informando as alterações realizadas ou, quando não realizadas, apresentando as devidas justificativas. Não havendo retorno do trabalho no prazo estabelecido, o artigo será arquivado e; c) reprovado: o autor receberá notificação de recusa por e-mail. O artigo aprovado será publicado de acordo com o fluxo e o cronograma editorial da Revista. Uma vez classificados para publicação, os artigos seguem para as etapas de revisão, diagramação, tradução e posterior publicação no conteúdo eletrônico da revista.

 

Critérios de Autoria

Todos os autores devem ter participado do trabalho o suficiente para assumir a responsabilidade pública do seu conteúdo. O crédito como autor se baseará nas contribuições, a saber: a) a concepção e desenvolvimento, a análise e interpretação dos dados; b) a redação do artigo ou a revisão crítica de uma parte importante de seu conteúdo intelectual; c) a aprovação definitiva da versão que será publicada.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Todo o conteúdo deste periódico está licenciado sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Preparação dos Artigos

Artigo

O artigo deve ser redigido em língua portuguesa (Brasil), espanhola ou inglesa, no formato A4, fonte Arial, corpo 12, espaço duplo no texto e simples no resumo, margens de 2,0 cm. Os artigos deverão apresentar a seguinte estrutura: introdução, objetivo, métodos, resultados, discussão, conclusão, agradecimentos (opcional) e referências.  Todas as páginas devem ser numeradas, abaixo e à direita, a partir da página de título. Não é permitido o uso de cabeçalhos e rodapés. Os artigos devem ser digitados em Microsoft Word. Todo o texto deve ser redigido na terceira pessoa e de forma impessoal.

Página de Título

A página de título deve conter as seguintes informações, nesta ordem:

  1. Título em português, inglês e espanhol, completo e com no máximo 15 palavras. Ele deve ser escrito em caixa baixa, somente com as iniciais maiúsculas, exceto para nomes próprios, centralizado e em negrito;
  2. Nome por extenso dos autores, separados por vírgula. O número máximo de autores permitidos por artigo é 8(oito) ,independentemente da categoria. Após a credencial de cada autor, presente na página de título, é obrigatória a descrição do número do Orcid ID (https://orcid.org/) e Research Id (http://www.researcherid.com/).
  3. Indicação numerada da filiação institucional de todos os autores (até três níveis hierárquicos em ordem decrescente. Ex:Universidade A, Centro B, Departamento C);
  4. Nome, endereço, telefone e e-mail do autor de correspondência;
  5. Resumo nos três idiomas;
  6. Agradecimentos a fontes de auxílio, bolsas e equipamentos mencionando o nº do processo;
  7. Declaração da inexistência de conflitos de interesse.

Resumos

Os resumos em português, espanhol e inglês devem serem apesentados no formato estruturado, com cabeçalhos em negrito e espaço simples, com no máximo 250 palavras. Eles deverão conter os itens: Objetivo (Objetivo)/Objective: Método (Metodo)/Method; Resultados (Resultados)/Results; Conclusões (Conclusiones)/Conclusions; e Descritores (Descriptores)/Descriptors (indicar entre três e cinco descritores)

Para indicar os Descritores, consulte os “Descritores em Ciências da Saúde” (DeCS)-Bireme (http://decs.bvs.br/)  ou e/ou “Medical Subject Heading”(MESH) - Index Medicus (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh). Quando ausentes nestas bases, os autores poderão fazer uso de termos consagrados.

Ilustrações

São entendidas por ilustrações, tabelas, gráficos e figuras. Elas devem ser inseridas no manuscrito conforme a ordem em que são citadas no texto.

As figuras, com suas legendas, deverão ser numeradas, consecutivamente, em algarismos arábicos, sendo inseridas no manuscrito, logo após sua indicação no texto. Imagens fotográficas devem ser submetidas na forma de arquivo digital em formato TIF, com dimensão mínima de 10x15 cm e resolução de 300 dpi.

As tabelas e os quadros devem ser representados pelas palavras Tabela ou Quadro, numerados, consecutivamente, em algarismos romanos, na ordem em que aparecem no texto. As legendas e notas explicativas devem ser colocadas na parte inferior dos mesmos. O título deve constar na parte superior de Tabelas e Quadros e na parte inferior quando se tratar de Figuras. Deve-se seguir as “Normas de apresentação tabular” do IBGE. Caso o artigo inclua tabelas e ilustrações publicadas previamente por outros autores, é dever do(s) autor(es) fornecer comprovante de autorização de reprodução, assinado pelos detentores dos direitos autorais dos mesmos.

Nomes de medicamentos e materiais registrados, bem como produtos comerciais devem ser escritos por extenso. Devem constar somente nomes genéricos, seguidos entre parênteses do nome do fabricante, da cidade e do país em que foi fabricado, separados por vírgula. Para as abreviaturas deve ser utilizada a forma padronizada e, para unidades de medida, devem ser usadas as unidades legais do Sistema Internacional de Unidades. As notas de rodapé serão indicadas por asteriscos e restritas ao indispensável.

 

Categoria dos Artigos

Editoriais: Trabalhos escritos a convite, por sugestão do Conselho Editorial, ou por um de seus membros. O máximo de páginas é 3 (incluindo referências e ilustrações) e não devem ultrapassar 10 (dez) referências.

Artigos originais: apresentam os resultados obtidos em pesquisas de natureza empírica ou experimental, aquelas realizadas com dados secundários, pesquisas de metodologia qualitativa e formulações discursivas de efeito teorizante. O máximo de páginas é 15 (incluindo referências e ilustrações), no máximo 25 referências.

Artigo de revisão: revisão sistematizada e atualizada da literatura sobre um tema específico, podendo ser integrativa, sistemática e metanálise. O máximo de páginas é 20 (incluindo referências e ilustrações), no máximo 40 referências.

Artigos de reflexão: estudos discursivos com caráter teorizante baseados em fundamentação sólida sobre o estado atual de determinado objeto de pesquisa. Inclui manuscritos que revelam pensamentos, opiniões e questões que, sob um encadeamento lógico, contribuam para o aprofundamento de assuntos da área da saúde. Limite máximo de 10 páginas, incluindo referências e ilustrações. No máximo 15 referências.

Relato de Experiência: Estudo que envolvam implicações conceituais, descrição de estratégias de intervenção em saúde ou evidências metodológicas voltadas cuidado, gestão e educação em saúde. O máximo de páginas é 15 (incluindo referências e ilustrações) e não devem ultrapassar 20 (dez) referências.

Ensaios:  trabalhos que trazem uma reflexão e discussão sobre determinado assunto que possa gerar questionamentos e hipóteses para pesquisas futuras. Limite máximo de 12 páginas, incluindo referências e ilustrações. No máximo 15 referências.

Citações

Utilizar sistema numérico para identificar as obras citadas. Representá-las no texto com os números  sem parênteses e sobrescritos, após o ponto, sem espaço. Não se deve mencionar o nome dos autores no texto.

Agradecimentos

Os agradecimentos devem aparecer antes das referências. No caso de apoio financeiro de instituições públicas ou privadas que deram apoio financeiro, assistência técnica e outros auxílios, é obrigatório informar o nome do projeto, o número do processo e a agência financiadora da pesquisa. Quando não houver financiamento, os autores devem registrar essa informação da seguinte forma: Essa pesquisa não recebeu financiamento para sua realização. Essas informações devem ser inseridas na página de título do manuscrito.

Referências

As referências devem ser citadas na ordem que aparecem no texto, numeradas em ordem crescente e normatizadas de acordo com o estilo Vancouver (http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html ).

Os títulos dos periódicos devem ser seguir a abreviação de “List of Journals Indexed in Index Medicus” (http://www.nlm.nih.gov/ ). No caso de periódicos nacionais e latino-americanos, deve-se consultar http://portal.revistas.bvs.br .

---

Instrumentos para redação Científica

A REVISTA REVOLUA recomenda fortemente o uso dos instrumentos abaixo descritos como estratégias para a qualificação da redação de estudos de pesquisa, as quais aumentam o potencial de publicação e a utilização dos estudos por outros pesquisadores.

Estudos experimentais: CONSORT http://www.consort-statement.org/downloads e identificação de Registros de Ensaios Clínicos. O número de identificação deve constar no final do resumo.

Revisões sistemáticas e meta-análises: PRISMA http://www.prisma-statement.org/2.1.2%20-%20PRISMA%202009%20Checklist.pdf

Estudos observacionais em epidemiologia: STROBE http://strobe-statement.org/fileadmin/Strobe/uploads/checklists/STROBE_checklist_v4_combined.pdf

Estudos qualitativos: http://intqhc.oxfordjournals.org/content/19/6/349.long

Para estudos com outros delineamentos podem ser encontrados na rede EQUATOR  http://www.equator-network.org/

 

PROCESSO DE TRADUÇÃO

Após aprovado, o artigo deverá ser traduzido integralmente para língua inglesa no prazo definido pelo editor da revista. Para isso, os autores deverão solicitar o orçamento da tradução, sendo o custo financeiro de responsabilidade dos autores. Após o término do serviço, os tradutores deverão enviar o o artigo traduzido ao editor da REVISA com cópia aos autores.

Somente serão aceitas traduções realizadas pelos profissionais credenciados ao periódico, conforme descrito abaixo:

Carmela Carvalho - Serviços de Revisão, Tradução e Normalização de textos

E-mail: carmela@carmelacarvalho.com

Telefones: (84) 99989-0037

Jeffrey D. Stewart

E-mail: jeffrey.ds@enharmonicenc.com

WhatsApp: +1 (484) 716-6575

Marques Consultoria
E-mail: marquesconsultoriacursos@gmail.com  
 

TAXAS DE PROCESSAMENTO

Taxa de Publicação: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)*

  • O pagamento da taxa de publicação deve ser realizada se o artigo for aceito para publicação, sendo o comprovante de depósito/transferência enviado ao editor no e-mail revistarevolua@gmail.com 

Dados bancários

  • Banco: Santander
  • Código do Banco: 033
  • Agência: 2327
  • C.C.: 13.001051-9
  • CNPJ- 32.935.766/0001-54
  • PIX: revistarevolua@gmail.com 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.