Nível de conhecimento dos professores da educação infantil diante situações de urgência e emergência em escola

Autores

  • Bruno Lyncon Gonçalves Rodrigues
  • Guilherme Batista Rodrigues
  • Izabella Siqueira Santos
  • Evertton Aurélio Dias Campos

Palavras-chave:

Capacitação de professores, Educação em saúde, Emergência, Primeiros socorros

Resumo

Objetivo: apresentar a experiência frente a um treinamento de primeiros socorros em uma escola para professores e funcionários em situações de urgência e emergência, com foco em acidentes prevalente em ambientes escolares. Método: o treinamento prático-teórico foi realizado, com o auxílio prático da ligaUrgem (liga acadêmica de urgência e emergência) da Uniceplac, no dia 30 de agosto de 2022, com um público de 30 pessoas de ambos os sexos e faixa etária de 23 à 48 anos, abordando os temas de Reanimação Cardiopulmonar, queimadura, OVACE (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho), convulsão e desmaio. Resultados: durante a apresentação houve interação dos professores, onde foram questionados sobre situações vivenciadas sobre o tema e se na escola possuí materiais necessários para realizar esse primeiro atendimento em casos de acidentes, também surgiram dúvidas criando situações hipotéticas sobre os temas. Conclusão: muitos profissionais da educação infantil estão despreparados para agir numa situação de urgência, pois o tema é pouco trabalhado na formação dos educadores e no ambiente escolar, com isso observa-se a necessidade do treinamento para que qualquer pessoa leiga possa realizar o atendimento adequado de primeiros socorros à vítima.

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Rodrigues, B. L. G., Rodrigues, G. B., Santos, I. S., & Campos, E. A. D. (2022). Nível de conhecimento dos professores da educação infantil diante situações de urgência e emergência em escola. Revista REVOLUA, 1(1), 87–95. Recuperado de https://revistarevolua.emnuvens.com.br/revista/article/view/19

Edição

Seção

Relato de Experiência

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