Estresse e qualidade de sono em professores universitários
Palavras-chave:
Estresse Psicológico, Qualidade do sono, DocentesResumo
Objetivo: Analisar a produção científica brasileira acerca do estresse e qualidade de sono em professores universitários. Método: Trata-se de uma revisão de literatura cujos dados foram coletados no período de fevereiro de 2022 á março de 2022 na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências Sociais e da Saúde (LILACS), e Bases de Dados em Enfermagem (BDENF). Resultados: a maioria dos docentes universitários sofrem com estresse em sua rotina, estudos envolvendo professores, citados no desenvolvimento do trabalho “ revelaram níveis de estresse crescentes nas últimas 3 décadas, sendo esta uma das causas principais de afastamento do trabalho da categoria”. Conclusão: o estresse afeta a parte mental e física dos profissionais, sendo a baixa qualidade do sono uma das principais consequências do estresse em docentes universitários.
Referências
Borges MA, Alves DAG, Guimarães LH de CT. Qualidade do sono e sua relação com qualidade de vida e estado emocional em professores universitários. Revista Neurociências. 2021 Sep 14;29:1–16.
Freitas AMC, Araújo TM de, Pinho P de S, Sousa CC, Oliveira PCS, Souza F de O. Qualidade do sono e fatores associados entre docentes de educação superior. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. 2021;46.
BENIN, Franciele de Mattos Carlott. Estressores ocupacionais e impactos na saúde e Qualidade de Vida no Trabalho de docentes-gestores. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
VANZIN, Natália Gióia Cípola. Estresse ocupacional e trabalho docente: estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Lipp MEN, Tanganelli MS. Stress e qualidade de vida em Magistrados da Justiça do Trabalho: diferenças entre homens e mulheres. Psicol Reflex Crit 2002.
Carlotto MS. A síndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicol Estud 2002.
Quick, J., & Henderson, D. (2016). Estresse ocupacional: prevenir o sofrimento, aumentar o bem-estar. Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública, 13 (5), 1-11.
Wingerden, Jessica & van der Stoep, Joost & Poell, Rob. (2018). Trabalho Significativo e Engajamento no Trabalho: O Papel Mediador das Oportunidades Percebidas para o Comportamento Crafting e Job Crafting. Jornal Internacional de Estudos de Recursos Humanos.
Braun, C.; Foreyt, J.P.; Johnston, C. A. Estresse: uma questão central do estilo de vida. Am J Lifestyle Med. 2016 julho-agosto;
Goulart Junior E, Lipp MEN. Estresse entre professoras do ensino fundamental de escolas públicas estaduais. Psicol. Estudo 2008.
Kung, C., & Chan, C. (2014). Papéis diferenciais do perfeccionismo positivo e negativo na previsão de estresse e angústia ocupacional. Personalidade e diferenças individuais, 58, 76-81.
CARDOSO MIST, BATISTA PMF, GRAÇA ABS. A identidade do professor: desafios colocados pela globalização*. Rev Bras Educ, 2016.
NUNES, M. S.; ZILLE, L. P. A Docência e os Dilemas do Estresse Ocupacional: Estudo com Professores do Ensino Superior de uma Instituição Privada. In: Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração – 42. 2018, Curitiba. Rio de Janeiro: ANPAD, 2018.
Einar M. Skaalvik, Sidsel Skaalvik (2016) Estresse e autoeficácia do professor como preditores de engajamento, exaustão emocional e motivação para deixar a profissão docente. Educação Criativa.
DIEHL, Liciane e MARIN, Angela Helena. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura. Est. Inter. Psicol. 2016, vol.7, n.2 , pp. 64-85 .
HERMAN, K.C.; HICKMON-ROSA, J.; REINKE, W. M. Perfis derivados empiricamente de estresse do professor, esgotamento, autoeficácia e enfrentamento e resultados associados do aluno. Journal of Positive Behavior Interventions, v. 20, n. 2, pág. 90-100, outubro de 2017.
OUELLETTE, R. R. et al. Teacher job stress and satisfaction in urban schools: disentangling individual, classroom, and organizational level influences. Behavior Therapy, v. 49, n. 4, p. 494-508, 2018.
KOURMOUSI et al., 2015
KOURMOUSI, N. et al. Teacher stress inventory: validation of the greek version and perceived stress levels among 3,447 educators. Psychology Research and Behavior Management, v. 8, p. 81-88, 2015.
Capelo R, Pocinho M. Autoeficácia docente: predição da satisfação dos professores. Educ rev 2014.
Dalagasperina P, Monteiro JK. Preditores da síndrome de burnout em docentes do ensino privado. Psico-USF 2014.
Carminatti, B., & Del Pino, J. C. (2016). Concepção dos professores da área das ciências da natureza acerca da construção da interdisciplinaridade no ensino médio politécnico: A construção de saberes docentes na realidade de duas escolas do norte Gaúcho.Investigações Em Ensino De Ciências.
Malagris, L.E.N., & Lipp, M.E.N. (2014). Treinamento de controle de estresse para mulheres com síndrome metabólica. Pinnacle Psychology, 1(2).Meichenbaun, D. (1985). Treinamento de inoculação de estresse. Nova York: Plenum Press.
Dias Ewerton Naves, Pais-Ribeiro José Luís. O modelo de coping de Folkman e Lazarus: aspectos históricos e conceituais. Rev. Psicol. Saúde [Internet]. 2019 Ago.
Hirschle ALT, Gondim SMG. Estresse e bem-estar no trabalho: uma revisão de literatura. Ciência coletiva. 2020.
Rev Espaço para a Saúde. 2019 Dez.;20(2):67-77.Estratégia de coping e estresse ocupacional em profissionais de enfermagem: Revisão Integrativa. 2018 .
Sateia, MJ (2014) Classificação Internacional de Distúrbios do Sono - Terceira Edição: Destaques e Modificações. Baú, 146, 1387-1394.
Rodriguez, Sandra Yvonne Spiendler, Marques, Vanessa da Silva, Taube, Michelle Engers, & Carlotto, Mary Sandra. (2020). Síndrome de burnout em psicólogos: revisão sistemática da literatura. Contextos Clínicos, 13(3), 967-991.
Santos AF dos, Mussi FC, Pires CG da S, Santos CA de ST, Paim MAS. Qualidade do sono e fatores associados em universitários de enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.