Síndrome de Burnout em professores universitários

Autores

  • Larissa da Silva de Azevedo
  • Beatriz Rosa Ferreira
  • Viviane Nunes Rocha
  • Suelen da Silva Lopes
  • Rodrigo Marques da Silva

Palavras-chave:

Estresse Psicológico, Esgotamento Profissional, Docentes

Resumo

Objetivo: analisar produções científicas sobre a Síndrome de Burnout em professores universitários. Método: trata-se de uma revisão de literatura realizada em março de 2022 na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências Sociais e da Saúde (LILACS), e Bases de Dados em Enfermagem (BDENF), além da PubMed. Resultados: observou-se que há um crescente número de casos de Burnout em professores, sendo um importante problema psicossocial. Essa Síndrome traz muitos riscos para esses profissionais e interfere na sua qualidade de vida. Atualmente, existem estudos voltados para a prevenção e aperfeiçoamento de habilidade emocionais e sociais que podem ser um fator de defesa. Conclusão: espera-se que este estudo possa subsidiar novas pesquisas na área e ampliar a reflexão sobre o tema.

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Publicado

2023-08-07

Como Citar

Azevedo, L. da S. de, Ferreira, B. R., Rocha, V. N., Lopes, S. da S., & Silva, R. M. da. (2023). Síndrome de Burnout em professores universitários. Revista REVOLUA, 2(3), 378–388. Recuperado de https://revistarevolua.emnuvens.com.br/revista/article/view/61

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