Estresse e estratégias de enfrentamento de homens em tratamento para o câncer de próstata

Autores

  • Evelyn Mendes Mendonça
  • Claudia Bomfim Dorneles
  • Rodrigo Marques da Silva

Palavras-chave:

Estresse Psicológico, Estratégias de Enfrentamento, Saúde do homem, Câncer de Próstata

Resumo

Objetivo: analisar o estresse e estratégias de enfrentamento de homens em tratamento para o câncer de próstata segundo a literatura científica. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada no período de setembro a novembro de 2022 na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library e nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências Sociais e da Saúde. Para a busca, foram utilizadas as palavras-chave: Estresse Psicológico; Estratégias de Enfrentamento; Saúde do homem; e Câncer de Próstata. Resultados: Mudanças no estilo de vida, diagnóstico precoce, tratamentos eficazes e cirurgias menos invasivas e mutiladoras podem transformar o câncer em uma patologia possível de ser prevenida e permitir um melhor controle da doença. Conclusão: encontram-se diversas dificuldades para a sua prevenção, associadas a fatores como: falta de informação à população; crenças sobre o câncer e seu prognóstico; preconceito contra o exame preventivo e a carência de rotinas nos serviços para a prevenção do câncer de próstata, dentre outros.

Referências

Andrade LHSG e Gorenstein C. Aspectos gerais das escalas de avaliação de ansiedade. Revista Psiquiatria Clínica. 2002; 25 (6):285-90.

Kovács MJ. Avaliação de qualidade de vida em pacientes oncológicos em estado avançado da doença. In: Psico-oncologia no Brasil – Resgatando o viver, org: M. M. J. Carvalho, cap. 3, pp.159-85. Ed. Summus, São Paulo; 1998.

Gonzalez H. Enfermagem em oncologia. Série Apontamentos Saúde, Senac, São Paulo, 1994.

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Detecção precoce do câncer / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: INCA; 2021.

Tavares JSC. O processo de enfrentamento do câncer em famílias de mulheres com câncer de mama. Dissertação de Mestrado apresentado à Universidade Federal da Bahia; 2002.

Gomes R, Nascimento EF, Rebello LEFS, Araújo FC. As arranhaduras da masculinidade: uma discussão sobre o toque retal como medida de prevenção do câncer prostático. Ciênc Saúde Colet. 2008;13(6):1975-84.

Instituto Nacional de Câncer. Rastreamento para o Câncer da Próstata: Diretrizes. 2009. Disponível em: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/publicacoes/diretriz_rastreamento_prostata.pdf . Acesso em: 10 de setembro de 2009.

Czeresnia D. Ações de promoção à saúde e prevenção de doenças: o papel da ANS. [texto na Internet]. 2003. Disponível em: http://www.ans.gov.br/ . Acesso em: 25 de agosto de 2009.

Leite DF; ET al. A influência de um programa de educação na saúde do homem. O Mundo da Saúde. 2010; 34(1): 50-6.

Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Câncer de próstata: consenso. Rio de Janeiro; 2002.

Publicado

2023-07-16

Como Citar

Mendonça, E. M., Dorneles, C. B., & Silva, R. M. da. (2023). Estresse e estratégias de enfrentamento de homens em tratamento para o câncer de próstata. Revista REVOLUA, 2(1), 218–223. Recuperado de https://revistarevolua.emnuvens.com.br/revista/article/view/34

Edição

Seção

Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>