Impactos à saúde de adolescentes homossexuais vítimas de bullyng

Autores

  • Anna Kelly Fontes da Silva Gonçalves
  • Ana Valéria Ferreira Paes
  • Maria Eduarda Silva Martins
  • Rodrigo Marques da Silva

Palavras-chave:

Saúde mental, Bullyng em Âmbito Escolar, Adolescência

Resumo

Objetivo: Analisar a produção cientifica sobre os impactos à saúde de adolescentes homossexuais vítimas de bullying.  Método: A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho foi a revisão bibliográfica. Essa compreende levantamento de toda bibliografia já publicada em forma de livros, revistas, jornais, monografias, teses, publicações avulsas e material cartográfico. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto. Resultados: Foram encontradas 13 publicações, sendo 03 eliminadas pela leitura inicial dos títulos. Na leitura dos resumos dos 10 artigos restantes segundo os critérios de inclusão/exclusão, foram eliminados 05 artigos: 1 estudo por não ser aplicada a visita pré-operatória de enfermagem, 1 estudo realizado por profissionais de saúde que não enfermeiros, 1 estudo por não ter relação direta com o tema e 2 estudos estavam fora do recorte temporal. Os 05 artigos restantes foram lidos integralmente e mantidos na amostra final dessa revisão. Conclusão: o bullying sofrido por adolescentes homossexuais têm grande relevância e complexidade, podendo atingir negativamente à pessoa direcionada a esses ataques.

Referências

Costa CG, Pereira M, Oliveira JM, Nogueira JM. Imagens sociais das pessoas LGBT. In C. Nogueira & J. M. de Oliveira (Eds.), Estudo sobre a discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género. 2010.p 93-147.

Wright LW, Adams HE, Bernat J. Development and validation of the Homophobia Scale. Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment.1999; 21(4): 337–47.

Bearzoti P. Sexualidade: um conceito psicanalítico freudiano. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. 1994;52(1):113-7.

Oliveira JM, Pinto P, Pena, C., Costa CG. Feminismos queer: disjunções, articulações e ressignificações. Ex aequo. 2009; 20, 13-27.

López F, Fuertes A. Para compreender a sexualidade. Lisboa: Associação para o Planeamento da Família; 1999.

Couto MCV, Delgado PPG. Crianças e adolescentes na agenda política da saúde mental brasileira: inclusão tardia, desafios atuais. Psicol Clin. 2015; 27(1):17-40.

Ramos Filho DM, Lopes GC, Oliveira-Júnior AV. Avaliação da maturação em crianças e jovens. Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2013;12(4):38-46. doi: https://doi.org/10.12957/rhupe.2013.8711

Nogueira C, DE Oliveira JM. Estudo sobre a discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género; 2010.

Olweus D. School Bullying: Development and Some Important Challenges. Annual Review of Clinical Psychology. 2013; 9: 751-80.

Pingoelo I, Horiguela MLM. Bullying na sala de aula. De Jure: Revista Jurídica do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. 2010; 15(2):145-56.

Silva JL. et al. Bullying na sala de aula: percepção e intervenção de professores. Arq. bras. psicol. [Internet]. 2013 Jun [citado 2022 Out 27] ; 65( 1 ): 121-137. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672013000100009&lng=pt.

Silva JL. et al. Bullying: conhecimentos, atitudes e crenças de professores. Psico, Porto Alegre. 2014; 45(2):147-56.

Wu J, He Y, Lu C, et al. Bullying behaviors among Chinese school-aged youth: a prevalence and correlates study in Guangdong Province. Psychiatry Res 2015; 225:716–722.

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Gonçalves, A. K. F. da S., Paes, A. V. F., Martins, M. E. S., & Silva, R. M. da. (2022). Impactos à saúde de adolescentes homossexuais vítimas de bullyng. Revista REVOLUA, 1(1), 45–51. Recuperado de https://revistarevolua.emnuvens.com.br/revista/article/view/16

Edição

Seção

Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)