Resiliência em docentes do ensino básico

Autores

  • Ana Valéria Ferreira Paes
  • Mauro Jorge
  • Maria Eduarda Silva Martins
  • Natanielly dos Santos Reis
  • Marcus Vinícius Ribeiro Ferreira

Palavras-chave:

Resiliência, Docentes, Estresse Psicológico

Resumo

Objetivo: Analisar a produção científica sobre a resiliência em docentes do ensino básico.  Método: A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho foi a revisão bibliográfica. Os dados foram coletados em março e abril de 2023 com artigos publicados no período de 2015 a 2023 no Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e nas Bases de Dados em Enfermagem (BDENF). Resultados: Foram encontradas 13 publicações, sendo 5 eliminadas pela leitura inicial dos títulos. Na leitura dos resumos dos 8 artigos restantes segundo os critérios de inclusão/exclusão, foram eliminados 4 artigos: 1 estudo realizado por profissionais de saúde que não enfermeiros, 1 estudo por não ter relação direta com o tema e 2 estudos estavam fora do recorte temporal. Os 4 artigos restantes foram lidos integralmente e mantidos na amostra final dessa revisão. Conclusão: a resiliência é a aptidão de adaptação e constante evolução do indivíduo diante de intercorrências\dificuldades vivenciadas em seu cotidiano.

Referências

MARTINS, J. M. M. T. (2008). Burnout na profissão docente. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto;

MOLINA, M. L., FIALHO, A. R., DO AMARAL, P. L., DE LIMA BACH, S., DA ROCHA, L. M., & DE MATTOS SOUZA, L. D. (2017). Bem-estar e fatores associados em professores do ensino fundamental no sul do Brasil. Revista CEFAC, 19(6), 812-820.

FREIRE, I., BAHIA, S., ESTRELA, M. T., & AMARAL, A. (2014). A dimensão emocional da docência: contributo para a formação de professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, 46(2), 151-171.

ANGST, R. (2009). Psicologia e resiliência: uma revisão de literatura. Psicologia argumento, 27(58), 253-260.

SOUSA, C. S., & GUERREIRO, A. (2014). Resiliência educacional e construção do conhecimento. Educação (UFSM), 39(3), 567-576.

PASQUALOTTO, R. A., & LÖHR, S. S. (2017). Habilidades sociais e resiliência em futuros professores. Psicologia Argumento, 33(80), 310-320.

CARDOSO R. (1999). O Stress na profissão docente. Porto: Porto Editora.

COUTINHO, C. P., FLORES, M. A. (2014). Introdução a formação e trabalho docente: diversidade e convergências. De Facto Editores.

Capelo, M. R. T. F., & Pocinho, M. (2014). Autoeficácia docente: predição da satisfação dos professores. Educar em revista, 54, 175-184.

MACHADO, T. S., & PARDAL, A. (2015). Regulação das emoções e padrões de aprendizagem em adolescentes: Um estudo com o REQ-2. Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais, 69-84.

NUNES-VALENTE, M., & MONTEIRO, A. P. (2016). Inteligência emocional em contexto escolar. Revista Eletrónica de Educação e Psicologia, 7, 1-11.

MEDEIRO, J. V. H. (2017). Gestão das emoções na educação. (Dissertação de Mestrado), Escola Superior de Educação João de Deus. Lisboa, Portugal.

HILÁRIO, A. R. L. (2012). Práticas de educação emocional no 1.º ciclo do ensino básico. (Dissertação de Mestrado). Instituto Politécnico de Beja. Beja.

SOARES J. (2018). Reload, menos stress, melhor performance. Porto:Porto Editora.

MARCOS L. (2012). Superar a adversidade: O poder da resiliência. Lisboa: Booket.

CARLOTTO M. (2012). Síndrome de Burnout em professores: Avaliação, fatores associados e intervenção. Porto: Livpsic.

RAPOSO, C. D. J. S. (2015). À descoberta das emoções sociais: vergonha e culpa: implementação e avaliação de duas sessões de um programa para a promoção de competências emocionais: um enfoque comunitário. (Dissertação de Mestrado). Universidade dos Açores. Açores, Portugal.

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Paes, A. V. F., Jorge, M., Martins, M. E. S., Reis, N. dos S., & Ferreira, M. V. R. (2024). Resiliência em docentes do ensino básico. Revista REVOLUA, 2(4), 467–473. Recuperado de https://revistarevolua.emnuvens.com.br/revista/article/view/75

Edição

Seção

Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)