Estresse e enfrentamento em docentes universitários

Autores

  • Nerinda Lima da Rocha de Souza
  • Rodrigo Marques da Silva
  • Samir Miranda Bitencourt

Palavras-chave:

Estresse Psicológico, Enfrentamento, Docentes

Resumo

Objetivo: analisar a produção científica sobre os fatores associados ao estresse e estratégia de enfrentamento por docentes universitários. Método: Trata-se de uma revisão de literatura cujos dados foram coletados no período de fevereiro de 2022 a março de 2022 na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências Sociais e da Saúde (LILACS), e Bases de Dados em Enfermagem (BDENF), além da PubMed. Resultados: verificou-se que altas cargas de trabalho e demandas profissionais estão consistentemente relacionadas a níveis elevados de estresse nessa população. Além disso, fatores como falta de apoio dos colegas e superiores, desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e recursos limitados também foram identificados como contribuintes significativos para o estresse. Conclusão: as intervenções voltadas para o aprimoramento das habilidades de enfrentamento e promoção de estratégias adaptativas podem desempenhar um papel crucial na redução dos níveis de estresse e melhoria do bem-estar geral dos docentes universitários.

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Souza, N. L. da R. de, Silva, R. M. da, & Bitencourt, S. M. (2024). Estresse e enfrentamento em docentes universitários. Revista REVOLUA, 2(4), 446–455. Recuperado de https://revistarevolua.emnuvens.com.br/revista/article/view/73

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