Resiliência em docentes do ensino básico
Palavras-chave:
Resiliência, Docentes, Estresse PsicológicoResumo
Objetivo: Analisar a produção científica sobre a resiliência em docentes do ensino básico. Método: A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho foi a revisão bibliográfica. Os dados foram coletados em março e abril de 2023 com artigos publicados no período de 2015 a 2023 no Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e nas Bases de Dados em Enfermagem (BDENF). Resultados: Foram encontradas 13 publicações, sendo 5 eliminadas pela leitura inicial dos títulos. Na leitura dos resumos dos 8 artigos restantes segundo os critérios de inclusão/exclusão, foram eliminados 4 artigos: 1 estudo realizado por profissionais de saúde que não enfermeiros, 1 estudo por não ter relação direta com o tema e 2 estudos estavam fora do recorte temporal. Os 4 artigos restantes foram lidos integralmente e mantidos na amostra final dessa revisão. Conclusão: a resiliência é a aptidão de adaptação e constante evolução do indivíduo diante de intercorrências\dificuldades vivenciadas em seu cotidiano.
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