Stress and Coping in University Teachers

Authors

  • Nerinda Lima da Rocha de Souza
  • Rodrigo Marques da Silva
  • Samir Miranda Bitencourt

Keywords:

Psychological Stress, Coping, Faculty

Abstract

Objective: To analyze the scientific production on factors associated with stress and coping strategies among university professors. Method: This is a literature review, with data collected from February 2022 to March 2022, from the Scientific Electronic Library Online (SciELO), the Latin American and Caribbean Literature in Social Sciences and Health (LILACS) database, the Nursing Databases (BDENF), and PubMed. Results: It was found that high workloads and professional demands are consistently related to elevated levels of stress in this population. Additionally, factors such as lack of support from colleagues and superiors, work-life imbalance, and limited resources were also identified as significant contributors to stress. Conclusion: Interventions aimed at improving coping skills and promoting adaptive strategies can play a crucial role in reducing stress levels and enhancing the overall well-being of university professors.

References

Costa ACB. O estresse e seus impactos no ambiente de trabalho. 2019.

Machado CS et al. Estresse e trabalho: aproximações com a psicodinâmica do trabalho. 2020.

Storoni M. À prova de estresse: A solução científica para proteger seu cérebro e seu corpo da pressão do dia a dia. Buzz Editora, 2022.

Lemos AL. Um estudo sobre estresse e a computação afetiva. 2021.

Boff SR, Oliveira AG. Aspectos fisiológicos do estresse: uma revisão narrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 17, p. e82101723561-e82101723561, 2021.

Wagner III, John A, Hollenbeck, John R. Comportamento organizacional. Saraiva Educação SA, 2020.

Savioli R. Livre para viver: Ansiedade, estresse e pânico: o que a ciência diz e a fé acrescenta. Canção Nova, 2019.

Gaeta C et al. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. Editora Senac São Paulo, 2019.

Freitas GR, Calais SL, Cardoso HF. Estresse, ansiedade e qualidade de vida em professores: efeitos do relaxamento progressivo. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 319-326, 2018.

Baptista MN et al. Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 19, n. 1, p. 564-570, 2019.

Rezende DV. Uso criativo das tecnologias da informação e comunicação na educação superior: Atuação de professores e percepção de estudantes. 2017.

Santiago, Márcia Dietrich et al. Gestão acadêmica nos mestrados profissionais em administração: práticas docentes. 2017.

Souza HWO. et al. Estresse ocupacional em docentes de instituições privadas de ensino superior em Imperatriz-MA. 2020.

Freitas GR, Calais SL, Cardoso HF. Estresse, ansiedade e qualidade de vida em professores: efeitos do relaxamento progressivo. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 319-326, 2018.

Freire, Desyrée Fernandes. Estresse ocupacional de professores: um estudo em uma escola estadual. 2017.

Silva MDS. Inveja, bem-estar subjetivo e saúde mental no local de trabalho de professores universitários. 2020.

Príncepe L, André M. Condições de trabalho na fase de indução profissional dos professores. Currículo sem fronteiras, v. 19, n. 1, p. 60-80, 2019.

Souza G. Manual do Trabalho Acadêmico-Científico. Alta Books Editora, 2017.

Reis CSOS. Saúde mental no Ensino Superior: um olhar para os discentes do Curso de Biblioteconomia da UFMA. 2022.

Queiroz VB. Possibilidades de Enfrentamento ao Adoecimento do Professor Universitário. 2021.

Boso AK et al. Periódicos científicos: cenário das publicações brasileiras na Web of Science. 2022.

Pereira L, Rank SMW. Reflexões sobre a atuação docente no ensino superior com acadêmicos da geração y: um relato de experiência tendo por referência perspectivas de professores universitários do norte de Santa Catarina. 2019.

Silva MG. O impacto do mal-estar docente no protagonismo do professor. 2021.

Melo AAF. Contexto de trabalho e saúde psíquica: caminhos e descaminhos da atuação dos professores-gestores em uma universidade pública federal. 2020. Dissertação de Mestrado- Universidade Federal do Rio Grande do Norte].

Oliveira HEM. Estresse ocupacional: uma revisão bibliográfica sobre o adoecimento mental na docência. 2020.

Souza AP et al. Ambientes de trabalho saudáveis no processo ensino-aprendizagem na graduação de enfermagem. 2022.

Souza M. O trabalho docente o adoecimento do professor e a desistência da profissão: a docência entre limites e possibilidades. 2020.

Nascimento CSF. Stress, burnout e estratégias de coping nos docentes de ensino superior. 2021. [Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações- Universidade Católica Portuguesa].

Nascimento EM, Garcia MC, Cornacchione E. Saúde mental dos professores de ciências contábeis: o uso de estratégias de enfrentamento do estresse. Revista Contabilidade & Finanças, v. 33, p. 150-166, 2021.

Serafim PA. Uso das TDIC, competência digital e os riscos psicossociais no trabalho docente. 2023.

Júnior JFC et al. Os novos papéis do professor na educação contemporânea. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 124-149, 2023.

Siebra SSB. A coragem como anti-performance e o processo de significação do trabalho para professores de universidades públicas. 2022.

Gimenez LBH. Intervenção baseada em Mindfulness para redução do estresse percebido, depressão e ansiedade em trabalhadores de uma universidade pública: ensaio clínico randomizado. 2019. [Tese de Doutorado em Ciências-Universidade de São Paulo].

Bettiol DS. Qualidade de vida e fatores interferentes no âmbito de trabalho dos docentes de escolas de educação básica do município de Criciúma. 2019.

Published

2024-04-29

How to Cite

Souza, N. L. da R. de, Silva, R. M. da, & Bitencourt, S. M. (2024). Stress and Coping in University Teachers. Revista REVOLUA, 2(4), 446–455. Retrieved from https://revistarevolua.emnuvens.com.br/revista/article/view/73

Most read articles by the same author(s)