Resiliência em Docentes Universitários

Autores

  • Danielle Guimarães Negrão de Deus
  • Deborah Cristinny Ximenes Oliveira
  • Karine Teodoro dos Santos
  • Rodrigo Marques da Silva

Palavras-chave:

Resiliência Psicológica, Docência, Estresse

Resumo

Objetivo: analisar a produção científica sobre a resiliência em Docentes Universitários. Método: Foi realizado uma revisão da literatura, abrangendo toda a bibliografia publicada em livros, revistas, jornais, monografias, teses. Os dados foram coletados das bases de dados SciELO, LILACS e MEDLINE. Foram incluídos artigos em português, gratuitos e publicado em até dez anos, foram excluídos trabalhos em outros idiomas, incompletos. Resultados: Foram selecionados e utilizados 16 trabalhos na formulação da revisão, contando artigos originais, artigos de revisão, trabalhos de conclusão de curso. Conclusão: Os docentes universitários resilientes demonstram flexibilidade, perseverança e uma atitude positiva diante das adversidades. Eles conseguem lidar com o estresse, mantendo o equilíbrio emocional e a saúde mental.

Referências

Marchezini V, Almeida Forini H. Dimensões sociais da resiliência a desastres. Redes. Revista do Desenvolvimento Regional [Internet]. 2019;24(2):9-28. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=552064521002

Schultz CC, Corrêa KID, Vaz SMC, Colet C de F, Stumm EMF. Resilience of the nursing team in the hospital scope with emphasis on the pandemic COVID-19. RSD [Internet]. 2020 Nov. 4 [citado 2023 Mai 19];9(11):e539119466. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9466

de Oliveira EC, dos Santos VM. Adoecimento mental docente em tempos de pandemia / Teaching mental health in pandemic times. Braz. J. Develop. [Internet]. 2021 Abr. 15 [citado 2023 Mai 19];7(4):39193-9. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28307

de Oliveira KL, Fernandes CC. A profissão docente frente as exigências da sociedade contemporânea: um olhar dirigido à saúde do professor para a prevenção da Síndrome de Burnout. SES [Internet]. 2023 Mar. 27 [citado 2023 Mai 19];4(1):118-35. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/ses/article/view/1016

Silva MS e. Teacher illness: analysis of the profile of leave from work in the district division of the central-south zone of the municipal education department in Manaus-Am/Brazil. RSD [Internet]. 2022 Dez. 20 [citado 2023 Mai 19];11(17):e55111738701. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38701

Leonello VM, Oliveira MA de C. Higher education in nursing: the faculty work process in different institutional contexts. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2014 Dez;48(6):1093–102.

Brasil. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [Internet]. Brasília; 1996 [citado 2023 mai. 15]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Pimenta SG, Anastasiou L das GC. Docência no ensino superior. Docência no ensino superior, 4. Ed. 2010;[citado 2023 maio 10].

Balbachevsky E. Academic careers in Brazil: the legacy of the past. J Prof. 2011;4(2):121-95.

Silvério MR, Patrício ZM, Brodbeck IM, Grosseman S. O ensino na área da saúde e sua repercussão na qualidade de vida docente. Revista Brasileira de Educação Médica [Internet]. 2010 Mar 1 [citado 2023 mai. 15];34:65–73. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/QfCSMnRynHgRY5CZkTFtFDL/abstract/?lang=pt

Lemos MC, Passos JP. Satisfação e frustação no desempenho do trabalho docente em enfermagem. REME Rev Min Enferm. 2012;16(1):48-55.

Carlotto MS. Síndrome de burnoute caraterísticas de cargo em professores universitários. Revista Psicologia Organizações e Trabalho [Internet]. 2004 Dez 1 [citado 2023 mai. 15];4(2):145–62. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572004000200007.

Sun W, Wu H, Wang L. Occupational Stress and Its Related Factors among University Teachers in China. Journal of Occupational Health. 2011 Jul;53(4):280–6.

Coronetti A, Nascimento ERP do, Barra DCC, Martins J de J. O estresse da equipe de enfermagem na unidade de terapia intensiva: o enfermeiro como mediador. ACM arq catarin med [Internet]. 2006 [citado 2023 mai. 15]; Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-445575.

Couto H de A, Vieira FLH, Lima EG. Estresse ocupacional e hipertensão arterial sistêmica. Rev bras hipertens [Internet]. 2007 [citado 2023 mai. 15];112–5. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-463847.

Rabia S, Christopoulos TP. Professional and personal incompatibilities with demands on managers . REGE Rev. Gest. (Online) [Internet]. 2008Sep.1 [citado 2023 mai. 15];15(3):37-54. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rege/article/view/36645.

Da Cunha MI. Calidad de la docencia: Resiliencia y compromiso en las histórias y contextos de docentes universitarios con experiência. Educ. Sup. Soc [Internet]. 29 de julio de 2022 [citado 13 de maio de 2023];34(1):206-29. Disponível em: https://iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/v34i1-8.

Cunha MI da, Zanchet BMBA. A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário. Educação [Internet]. 2010 Dec 1 [citado 13 de maio de 2023];33(03):189–97. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-25822010000300004&script=sci_abstract.

Pires D, Maria S, Moreira A. Formação de professores: a construção da docência e da atividade pedagógica na Educação Superior. Revista Diálogo Educacional [Internet]. 2013 [citado 13 de maio de 2023];13(38):49–68. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.phppid=S1981416x2013000100003&script=sci_abstract&tlng=pt.

Braun JR, Bolzan DPV. Resiliência docente e alternância pedagógica na aprendizagem dos professores iniciantes: os movimentos em meio aos contextos emergentes. Rev. Inter. Educ. Sup. [Internet]. 12º de maio de 2022 [citado 13 de maio de 2023];9(00):e023010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8664900.

Pimenta SG, Anastasiou L das GC. Docência no ensino superior. Docência no ensino superior, 4. ed. 2010 ;[citado 2023 maio 13].

Moreira JAM, Henriques S, Barros D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia. 2020 Jun 3;(34):351–64.

Publicado

2023-08-07

Como Citar

Deus, D. G. N. de, Oliveira, D. C. X., Santos, K. T. dos, & Silva, R. M. da. (2023). Resiliência em Docentes Universitários. Revista REVOLUA, 2(3), 395–401. Recuperado de https://revistarevolua.emnuvens.com.br/revista/article/view/63

Edição

Seção

Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>